Como saber se meu provedor está interferindo no meu tráfego de Internet?

Quem já não ouviu falar do traffic shaping? Essa técnica utilizada por vários provedores de banda larga para limitar o tráfego online tem gerado irritações. Se trata de uma maneira de impedir que um pequeno grupo de usuários se apoderem da banda de conexão. Certas portas e protocolos são perseguidos, principalmente aqueles ligados a redes P2P e torrent.

Um método usado pra determinar se há bloqueio de protocolos ou programas é verificar a velocidade da própria conexão à internet. O Glasnost testa se seu provedor está interferindo no seu tráfego de torrent. A ferramenta, criada pelo Max Planck Institute for Software Systems, não exige download e faz os testes nas conexões em até 7 minutos.

Atualmente uso a GVT e nos testes que fiz os resultados indicaram que eles não fazem traffic shaping. Agora, se aplicam SLA, é outra coisa…

4 Respostas para “Como saber se meu provedor está interferindo no meu tráfego de Internet?

  1. Caraca vou testar o BrT!

  2. Cara, vc explicou sobre Traffic Sahping, mas o que é SLA? Vc vai explicar em outro post? Valeu pela dica do teste de traffic shapping!

  3. André, Acho que o SLA que ele cita é o Service Level Agreement, ou em português… Acordo de Nível de Serviço.

  4. Kraucer Fernandes Mazuco

    André, sobre SLA é exatamente o que o Murilo comentou. Já ouvi relatos de que algumas operadoras (a Net TV por exemplo) aplica SLA, garantindo que X % do total da banda esteja disponível apenas para um serviço específico. Mais informações sobre SLA, consulte o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_N%C3%ADvel_de_Servi%C3%A7o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s